• Córrego: (48) 99132-7757 | (48) 98826-4980 | Cachoeira: (48) 99164-2902

Dieta Gracie

Hoje, a família Gracie é conhecida por uma verdadeira dinastia de campeões, não só no Jiu-Jitsu como no MMA. Se o porte físico de muitos dos Gracie impressiona, é importante ressaltar que nem sempre foi assim… Depois de sofrer com fortes enxaquecas – capazes de deixá-lo trancado no quarto por horas, pleuras e até mesmo gota, o Grande Mestre Carlos Gracie se deu conta de que algo tinha de mudar. Fez da máxima de Hipócrates “Faça da alimentação o seu remédio”, seu estilo de vida.
Com fome de conhecimento, Carlos passou a ler cada vez mais sobre nutrição, e durante anos compilou seu aprendizado, desenvolvendo o que se consagrou como a Dieta Gracie. Os problemas de saúde ficaram para trás, e o outrora jovem debilitado tornou-se um homem atlético.
Para provar a eficiência do seu método, começou a utilizar seus conceitos na própria prole. Carlos Gracie incutiu nos 21 filhos, mais de 50 netos e outros tantos sobrinhos, a necessidade de escutar o corpo e a ele oferecer alimentos que sirvam somente para seu benefício. Aos poucos, o biótipo da família foi se alterando. Os descendentes do Grande Mestre cresciam cada vez mais do que os seus 1,60m e 63 kg.
Carlos foi o grande precursor da alimentação natural no Brasil. Antecipando-se à ciência moderna, propagava o benefício do caroteno, o conceito de radicais livres e a medicina ortomolecular. Sem falar de seu pioneirismo em relação ao hábito de tomar açaí, suco de melancia, água de coco e vitaminas batidas. A inclusão das frutas como parte fundamental da alimentação também pode ser creditada ao Grande Mestre.



ENTENDENDO A DIETA GRACIE

O objetivo principal da Dieta Gracie é manter o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substâncias através de uma combinação certa. Isso vai ajudar a combater os radicais livres e garantir uma vida saudável e mais longa, segundo os preceitos de Carlos Gracie, que aos 92 anos ainda treinava Jiu-Jitsu.
A Dieta Gracie é baseada em comer alimentos naturais, combinando-os de forma a permitir sua mais eficiente digestão. A dieta foi desenvolvida para promover o maior nível de saúde através da prevenção de reações químicas prejudiciais no processo digestivo, tais como acidez e fermentação. Ela consiste em não envenenar o corpo, não deixá-lo doente e estabelecer uma combinação adequada dos alimentos.
A combinação idealizada por grande mestre Carlos é global e supre os problemas de todos. Trata-se, principalmente, de não misturar: cereais entre si, gordura com açúcar, e alimentos ácidos com nenhum outro tipo. Fazer refeições com intervalos de, no mínimo, quatro horas, voltando a se alimentar somente quando o estômago estiver vazio.
Mas isso não é tudo. Além da preocupação com os alimentos sólidos, Carlos procurava uma complementação à base de chás, usando assim aquilo que é oferecido pela natureza para curar os males do homem.


PRINCIPIOS BÁSICOS DA DIETA GRACIE

Convém dar um intervalo de, no mínimo, 4 horas entre as refeições.
Isso é importante porque as reações químicas resultantes do consumo contínuo de alimentos antes da digestão estar completa aumentam a fermentação e acidez do sangue.
Na Dieta Gracie você deve abandonar o hábito de fazer lanchinhos e se limitar a beber água no intervalo entre as refeições. Consumir os alimentos em sua forma natural ou mais próxima a sua forma natural, evitando embutidos, enlatados, processados e artificiais. Seguir as combinações de alimentos propostas de forma a equilibrar suas refeições e promover uma melhor digestão.
Além seguir com disciplina as combinações de alimentos (veja tabela abaixo), algumas coisas são fundamentais, como não ingerir bebida alcoólica e carne de porco. Outra dica é beber um copo de água logo ao se levantar e outro antes de ir dormir. É desaconselhável também misturar cereais entre si ou gordura com açúcar. Alimentos ácidos não podem ser misturados com nenhum outro tipo de alimento. E o tempo entre as refeições deve ser de, no mínimo, quatro horas.



SAÚDE

Não envenenar seu corpo com produtos químicos prejudiciais a saúde e combinações erradas de alimentos.

LONGEVIDADE

Dar ao seu corpo as vitaminas e nutrientes essenciais de que necessita para um ótimo funcionamento e longevidade.

HARMONIA

Combinar os alimentos da maneira correta irá manter seu corpo funcionando em harmonia, é importante saber como.




Ele também notou, assim como um agricultor que controla o pH do solo antes de plantar as sementes, que o PH do sangue é um elemento-chave durante o processo digestivo e que deve ser mantido neutro, o que ajuda na transformação dos alimentos. Ele observou, então, que certa combinação de alimentos mantinha o sangue neutro, ao contrário de algumas misturas que o tornavam ácido ou alcalino.
Ele reuniu todo o seu estudo e criou o método de alimentação conhecido como Dieta Gracie, que passou por uma cuidadosa pesquisa e foi desenvolvido ao longo dos anos, consumindo a maior parte dos últimos 50 anos de sua vida.

O próximo passo foi provar a eficiência do método e não havia ninguém melhor para testar suas descobertas do que sua própria descendência. Carlos Gracie incutiu em seus filhos, sobrinhos e netos a necessidade de ouvir o corpo e oferecer-lhe apenas alimento benéfico para ele. Pouco a pouco, o tipo de corpo da família começou a mudar e os descendentes do Grande Mestre estavam crescendo cada vez mais do que o seu corpo de 1,60m e 63 kg. De fato, de acordo com o Mestre Rilion Gracie, “a nutrição saudável modificou uma família inteira”. Mas, afinal, sobre o que é a Dieta Gracie? Trata-se de não envenenar o corpo, não deixá-lo adoecer, e estabelecer o equilíbrio adequado de seu alimento. A ideia principal por trás disso é manter o pH de refeições o mais neutro possível, equilibrando a substância através da combinação adequada.

A ideia de Carlos Gracie é global e supera todos os problemas. Trata-se de não misturar: cereais com outros cereais, gordura com açúcar, nem alimentos ácidos com qualquer outro alimento ácido. As refeições devem ser consumidas em intervalos de, no mínimo, cinco horas, comendo novamente apenas quando o estômago estiver vazio. Mas isso não é tudo. Além de se preocupar com comidas sólidas, Carlos procurou complementá-las com chás, usando o que a natureza oferece como curas para as doenças do homem.
“Nosso corpo é uma máquina funcionando com sangue. Se o sangue é puro, a máquina funciona bem.” diz Mestre Rilion Gracie. “O objetivo do meu pai era garantir que os lutadores da família estivessem bem, ou em outras palavras, livres de qualquer doença que pudesse surgir e tornar o lutador inviável”, conclui Rilion.

“COMIDA E TREINAMENTO QUANDO COMBINADOS PODEM TRAZER BENEFÍCIOS INFINITOS PARA A SAÚDE”
No final dos anos 1920 com Carlos Gracie, ele moldou seus 21 filhos e as outras gerações com a ideia de “você é o que você come”, além do treinamento do Gracie Jiu-Jitsu, foram assim reconhecidos tanto no aspecto de combate do esporte, quanto pela sua longevidade e saúde.


Fale conosco no WhatsApp!!